top of page

Tecnologia da Informação

O que significa TI ?

TI é basicamente a sigla usada para abreviar Tecnologia da Informação.

Esse termo refere-se a uma série de atividades e soluções tecnológicas, que envolvem banco de dados, hardwares, softwares e redes seja ela empresarial ou pessoal.

A área de TI tem como objetivo utilizar os recursos tecnológicos para facilitar o acesso do usuário, fazer análises e gerenciar informações.

De onde surgiu a TI ?

Tudo começou através de Charles Babbage, que foi um cientista inglês criador da ideia de um computador programável e é considerado o pioneiro na criação do computador.

A tecnologia da informação deu seus primeiros passos ainda na década de 60. Foi nessa década que surgiu o processamento de dados nas grandes empresas. Aliás, esse processo acontecia em computadores enormes!

Nessa década eram processados dados da contabilidade, gestão financeira, estoque e pagamento dos funcionários.

Em função disso, na atualidade, a TI está presente tanto nas atividades simples do dia a dia, como uma troca de e-mails, quanto nos complexos softwares de gestão e processamento de dados.

Ou seja, a TI é uma área essencial para todos os perfis de negócios, tendo uma função primordial para que as operações sejam bem sucedidas.

Qual o papel da TI nas empresas ?

É o departamento responsável por administrar os recursos tecnológicos empregados no tratamento da informação de uma empresa, instituição ou organização. O processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação dos dados que serão convertidos em informações úteis, baseando a tomada de decisão.

Na prática, a gerência de TI é o setor responsável por cuidar das informações, desenvolver e criar projetos alinhados com as atividades diárias de um negócio, usando, para isso, os recursos tecnológicos disponíveis.

A gestão da tecnologia de informação não envolve apenas lidar com computadores, como muitos pensam, mas também gerir os colaboradores que trabalham com a TI e ter uma visão sistêmica de todo o negócio, buscando meios de tornar mais simples, prático, funcional e eficiente todos os processos.

As ações realizadas pela gestão da tecnologia de informação visam promover a transformação digital na empresa, otimizar a performance dos serviços realizados e garantir a satisfação dos usuários e clientes.

Algumas das atividades realizadas pela gestão de TI são:

• Gerenciamento da equipe de TI;

• Alinhamento do uso das tecnologias da informação aos objetivos estratégicos da empresa;

• Controle de todos os serviços de sistemas operacionais e de banco de dados da empresa;

• Definição das regras para a correta utilização dos sistemas;

• Suporte aos processos da empresa; gerenciamento de riscos do setor de TI; Administração da infraestrutura física e lógica dos locais informatizados de uma empresa.

Quais as habilidades e funções de um profissional de TI ?

A principal função do profissional de TI é gerenciar as informações de uma empresa.

Para isso, ele as distribui em redes de computadores e lida com o seu processamento através de hardwares e softwares.

Anteriormente, era muito comum associar a figura desse profissional à resolução de problemas técnicos em computadores, impressoras, entre outros dispositivos digitais.

Contudo, na atualidade, o papel dos trabalhadores de TI vai muito além disso.

Além de tratar dessas questões operacionais, eles também estão cada vez mais envolvidos nas estratégias competitivas das empresas.

Abaixo, detalhamos algumas das principais áreas e funções da TI:

• Suporte técnico: essa é uma das áreas mais conhecidas da TI. Os profissionais que atuam nela são responsáveis por resolver problemas técnicos relacionados à tecnologia, como falhas em computadores, impressoras, entre outros dispositivos.

• Programação: nesse campo, os profissionais de TI atuam desenvolvendo e realizando a manutenção dos softwares usados por empresas, pessoas, portais eletrônicos e sites.

• Desenvolvimento de e-commerce: nessa área, o profissional de TI é responsável por desenvolver o sistema das lojas virtuais como um todo, garantindo uma boa experiência do usuário.

• Administração de banco de dados: nesse setor, a função dos profissionais de TI é gerenciar e monitorar dados importantes das empresas.

• Segurança: nessa área, o foco dos profissionais de TI é manter todo o ambiente tecnológico da empresa protegido, evitando ciberataques e monitorando tentativas de invasão.

Quais sinais indicam que está na hora da sua empresa investir em gestão de TI ?

Embora a gestão de tecnologia da informação seja indispensável para todas as empresas, independentemente do porte e do setor, existem alguns sinais que mostram que esse é o momento certo para investir na área. São eles:

Baixa produtividade: Índices baixos de produtividade indicam a necessidade de investir em tecnologia, principalmente para automatizar processos, prevenir e corrigir erros e evitar pausas da produção em momentos importantes.

Controle de acesso deficitário: Documentos e dados armazenados fora do lugar adequado e facilidade em pessoas mal-intencionadas acessarem as informações da sua empresa são sinais de alerta que exigem uma estruturação adequada com boas práticas como uso de senhas, níveis de acesso, criptografia etc..

Departamentos não integrados: Quando os diferentes setores não estão integrados, a empresa tem dificuldades em produzir, com mais tendência a erros e menor eficiência. A gestão de TI estrutura a parte tecnológica que facilita esse fluxo de comunicação, integrando times e departamentos.

bottom of page